Bora, tumá duas? Ekäut – American IPA & Bavik – Wittekerke Witbier

ekaut

Meus amores, para compensar a falta de postagens recentes, por completa falta de tempo para pensar e preparar receitas para o Blog – adianto que estou desenvolvendo um projeto que quero colocar no ar em breve – mas, hoje, vou falar de duas cervejas numa tacada só, uma de mais pegada e outra mais leve e refrescante, combinação perfeita pr’aquelas situações em que temos dificuldades em escolher uma única breja que agrade a todos, como foi o caso nessa ocasião aí da foto, estávamos eu e minha patroa, eu curto cervejas com amargor que belisquem a língua, já ela prefere algo mais leve.

Provamos essas duas belezas na BeerDock, para mim, o melhor pub cervejeiro que temos em Recife atualmente. Atendimento de primeira, comida de primeira e uma carta de cervejas que sempre me deixa com água na boca, especialmente na rotatividade que eles dão às que estão nos taps (torneiras para servir cerveja na pressão, que erroneamente chamamos de chopp).

Pra conversa ficar melhor, só com uma vitrola tocando aquelas musicas que nos fazem bater o pezinho debaixo da mesa, né? Então se liga nesse som: Beat of our own drum – JC Brooks and The Uptown Sound

Como eu falei no início, a degustação de hoje foi a duas bocas, como bom cavalheiro, dou à vez a Ju, pra contar o que ela achou da Wittekerke, uma Witbier belga da cervejaria Bavik. Se nossa conversa fosse transmitida ao vivo, seria mais ou menos, assim:

Ju: E aí, pessoas, tudo bom? Olha, minha parte no blog é cuidar do visual e garantir que Augusto não estrague tudo, mas, já que ele me convidou pra falar sobre essa cerveja, vou dar a minha opinião, achei muito boa, bem leve e refrescante.

Augusto: Sim, desenvolva.

Ju: Desenvolver o quê?

Augusto: Fale mais alguma coisa amor, que sabores você sentiu, o aroma, o amargor.

Ju: Você não me avisou que era pra dizer tudo isso, e agora tá querendo me encabular na frente do povo, é? Gostei da cerveja, tomaria de novo.

Augusto: Mas, amor, as pessoas querem saber um pouco mais.

Ju: (silêncio)

Augusto: Tá, eu senti um aroma e sabor bem cítricos, com um toque de especiarias. Uma bela witbier belga, que não deixa a desejar em relação às compatriotas como a Vedett.

Ju: Então, foi exatamente isso que eu disse.

Augusto: Foi?

Ju: Foi, com outras palavras, mas foi. Quer dar uma de sabidão pra cima de mim, é?

Augusto: Eu? Não, de jeito nenhum. Então você gostou, tomaria de novo?

Ju: Sim, das que você me ofereceu, é uma das melhores. Bem melhor do que essas cervejas amargas que você toma, pra dar uma de machão.

Augusto: Tá, entendi. Valeu a participação. Dá tchau pro povo aí.

Ju: Tchau… Ei, mocinho, você tá doido pra ficar de castigo, né?

Augusto: Er… ainda estamos ao vivo, o povo tá ouvindo.

Ju: … (silêncio)

Bom, pessoal, não leva a mal não, ela tava só brincando. Agora é minha vez, e vou falar da Ekäut American IPA.

Pra começar, é uma cerveja não apenas nacional, mas também pernambucana, produzida pela Ekäut Cervejaria Artesanal, o que já faz meus olhos brilharem.

Curti muitíssimo essa American IPA, amargor proeminente, mas na medida, batendo na casa dos 50 IBU. Perfume e paladar cítricos e frutados característico dos lúpulos americanos, com teor alcoólico um pouco mais alto do que a média. O ponto forte é a utilização da técnica de dry hopping, que é aquela de adicionar (mais) lúpulo tardiamente ao preparo, pra acentuar sabor e aroma.

Sou apaixonado por essa American IPA e, sempre que dá, encho meu growler* e levo pra casa pra reunir os amigos e compartilhar uma bela cerva local.

Para acompanhar, optamos pelo “Picadinho BeerDock”, que são cubinho de filé ao molho de cerveja escura, acompanhados de batatas rústicas (parabéns ao chef), funcionou muito bem, aconselhamos a não deixar de provar quando for por lá.

É isso, deixa eu ir ali que a patroa tá chamando.

Espero que tenham gostado do papo.

Um brinde e até a próxima!

*Growler – espécie de garrafa em cerâmica, própria para armazenar e levar cervejas servidas on tap. Dá pra guardar na geladeira por alguns dias e saborear com os amigos, acessório perfeito para quem quer explorar de vez o mundo cervejeiro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s