Bora, tumá uma? Dama Bier – American Lager

BTU-11-03

Eu não me canso de repetir, aqui mesmo no Brasil temos muitas boas cervejarias artesanais, é cada vez menor a necessidade de buscar algo importado, ainda mais em tempos de dólar nas alturas, o que deixa a brincadeira de fingir ser entendedor de cerveja ainda mais cara.

Pois bem, o brinde de hoje é com essa belíssima America Lager produzida pela Cervejaria Dama Bier, de São Paulo. Leve e refrescante, agradou muito o meu paladar e certamente irá agradar o seu também.

Mas, antes de entrar de vez no papo, se liga não só na música, mas na coreografia do cara, você nunca dançará tão bem quanto ele: Americana do Brasil – Z-Maguinho do Piauí.

Para quem não sabe, costumamos fazer certa confusão entre os estilos Pilsen e Lager, pelo fato de que os nossos primeiros cervejeiros eram de origem alemã e tentavam seguir uma antiga regra alemã de pureza (reinheitsgebot), que só permitia a utilização de 4 ingredientes: malte de cevada, água, lúpulo e levedura.

Com o tempo, os métodos de fabricação de cerveja, especialmente em larga escala, foram se modificando, e o verdadeiro estilo Pilsen (ou Pilsener) foi dando lugar ao Lager, que é o das cervejas de baixa fermentação, ou seja, que passam mais tempo na maturação, mas não seguem tão fielmente à lei de pureza alemã – permitindo a utilização de outros ingredientes, e que se tornaram as mais consumidas no Mundo.

No Brasil, nenhuma das cervejas produzidas pelas grandes e mais famosas cervejarias é, de fato, uma Pilsen.

Mas voltando ao papo dessa Dama Bier de hoje, preciso dizer que ela me cativou, por ser leve e refrescante, com um leve aroma cítrico, resultado do uso de lúpulo citra em dry hopping (já falamos disso aqui), com aquela beliscada de amargor, nada que assuste um paladar mais sensível, mas que certamente faz diferença para quem quer um pouco mais de um belo suco de cevadis, como diria no nosso eterno Mussum.

É uma cerveja bem versátil, vai super bem no calor e harmoniza facilmente com o belisquete que você tiver à mão, no caso aí, fatias de provolone defumado foram o suficiente para aproveitar essa loira gelada e revigorante.

Recomendo muito e imagino que vocês também irão gostar.

Então é isso, eu fico por aqui. Deixem seus comentários, dicas e sugestões aí abaixo.

Um brinde, e até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s